domingo, 14 de agosto de 2011

Encontro de História - UNIMONTES

Ocorreu na semana passada o VIII Encontro de Estudantes de História e I Encontro de Pós-Graduandos em História da Unimontes. O evento foi prestigiado pelas professoras Heloísa Buarque de Almeida (USP), Maria Amélia Garcia (UFG) e Mariana Libânio (Ohio University). Cada professora proferiu conferência sobre assuntos diferentes, mas todos relacionados ao tema do encontro que era "História e Identidades".
A professora Heloísa apresentou o tema "Identidades e diferenças numa visão antropológica" por meio de "dois eixos de discussão: a) identidade étnica e b) o problema da identidade e da diferença em termos das políticas identitárias e dos marcadores sociais da diferença - raça/cor, gênero, sexualidade, geração, etc" (palavras da própria professora).
Já a professora Maria Amélia Garcia mostrou, com entusiasmo, o estudo em que analisa o sertão na perspectiva de Guimarães Rosa, de Euclides da Cunha e de Hugo de Carvalho Ramos. O título da conferência foi "A identidade sertaneja na literatura regionalista: Rosa, Euclides e Hugo de Carvalho Ramos". No dia 12/08, sexta-feita, ocorreu o fechamento do evento com workshop e palestra da professora Mariana Libânio. Os estudiosos e entusiastas da história das mulheres bem como da escravidão - e todos que estavam por lá - tiveram a oportunidade de ouvir e aprender um pouco mais sobre o tema "Mulheres de origem africana e estratégias sucessórias nas Minas Setecentistas". A apresentação foi de alto nível. No entanto, muita gente perdeu a oportunidade de não só prestigiar o evento, mas também participar do que está acontecendo do mundo da pesquisa histórica.
Parabéns a todos que apresentaram seus trabalhos por meio de comunicações e que não perderam a oportunidade de crescer um pouquinho mais na pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário